top of page

Pense bem antes de usar "literalmente"


Carnaval acabou e tem gente dizendo que enfiou o pé na jaca literalmente. Isso só seria verdade se a pessoa, durante as folias de Momo, de fato comprimisse a fruta com tanta força com seu pé, que conseguiria atravessar a sua dura casca. Não seria, imagino, uma experiência das mais agradáveis, devido à gosma e ao odor que caracterizam nossa querida jaca.


Esse é um exemplo de como a palavra "literalmente" vem sendo utilizada de forma totalmente equivocada. Não, não se trata de um advérbio de intensidade. Se for sua escolha para dar ênfase na frase, procure outra opção.


Literalmente vem de "lítera", ou "letra". Seu uso adequado é para demonstrar que as palavras que dissemos ou escrevemos devem ser tomadas ao pé da letra, ou seja, o contrário da metáfora. Literalmente descreve uma frase que deve ser recebida sem se ter em conta o sentido de expressões ou fraseologias, como frases feitas e locuções.


Portanto, se você ouvir que uma cantora foi tão animada que literalmente incendiou a plateia, imagine que essa artista tem forte tendência homicida e pôs fogo em quem assistia ao show.


Se alguém lhe disse que ficou tão bravo que literalmente perdeu a cabeça, tenha em mente que você estará conversando com um espírito. Porque, até onde a medicina hoje alcança, será bem difícil um corpo humano sobreviver sem tão nobre parte...



bottom of page