top of page

A maior fake news de todos os tempos completa 85 anos


Aquela que talvez seja a maior fake news de todos os tempos completou, no dia 30 de outubro, 85 anos. Transmitida em 1938 pela rádio CBN, dos Estados Unidos, uma "notícia em edição extraordinária" relatava o desembarque de marcianos na cidade de Grover's Mill, no estado de Nova Jersey. Era, na verdade, uma peça de radioteatro baseada no livro de ficção científica "A Guerra dos Mundos", do escritor inglês Herbert George Wells.


A peça foi adaptada, produzida e dirigida pelo genial ator e diretor de cinema Orson Welles, então em início de carreira. Transmitida na véspera do Halloween, a dramatização foi montada como um reportagem de rádio da época, com entrada de repórteres, comentários e entrevistas com autoridades e especialistas. Mas era apenas mais um programa de uma série semanal de adaptações que Welles comandava.


Só que muita gente começou a ouvir depois da introdução, que informava se tratar de uma peça de radioteatro. Calcula-se que 6 milhões de pessoas escutaram o programa, e muitas delas entraram em pânico. Foram registrados aglomerações nas ruas e congestionamentos de moradores em fuga em cidades como Nova York e Newark.


A "fake news" que tornou Welles conhecido mundialmente foi considerada por cientistas de comunicação "o programa que mais marcou a história da mídia no século 20". E no século 21, com a divulgação de conteúdo ao alcance de qualquer pessoa conectada à internet, dá para imaginar quão devastadora uma notícia falsa pode se tornar?

Comments


bottom of page