top of page

Assessoria de Imprensa: pra que serve mesmo?

  • Foto do escritor: presscomimprensa
    presscomimprensa
  • 29 de set. de 2016
  • 2 min de leitura

Nem todo mundo sabe para que serve uma Assessoria de Imprensa. E você, sabe? Bom, para não deixar dúvidas, vamos explicar o que é e qual a função de uma Assessoria de Imprensa. Em primeiro lugar, é preciso ter em mente que, para funcionar bem, esse serviço precisa do trabalho de jornalistas experientes, que, de preferência, tenham vivência "do outro lado do balcão". Ou seja, que tenham atuado também em veículos da imprensa, sejam rádios, TVs, jornais, revistas ou sites. Melhor ainda se tiverem conhecimento de todos eles. Só assim poderão atender a contento seus colegas e garantir um bom relacionamento entre seus clientes e os jornalistas. Pronto: está aí uma função primordial da Assessoria de Imprensa!

A construção de uma interface sadia e com credibilidade entre imprensa e o cliente é um dos objetivos principais da assessoria. Essa ponte está baseada numa pista de mão dupla: de um lado, o assessor de imprensa deve atender as solicitações dos jornalistas de forma ágil e precisa e, de outro, oferecer informações de interesse jornalístico que o cliente deseja divulgar.

Seguindo essas diretrizes, confira algumas das atribuições do assessor de imprensa:

• intermediar o contato do jornalista com o cliente;

• redigir e enviar informações para a mídia através de press-releases (textos informativos com enfoque jornalístico);

• criar sugestões de pauta (assuntos que podem interessar à mídia);

• conseguir espaços para entrevistas exclusivas;

• organizar coletivas de imprensa;

• redigir e buscar oportunidades para a publicação de artigos assinados;

• administrar crises;

• desenvolver estratégias de comunicação para o cliente;

• orientar e treinar colaboradores do cliente sobre como se portar durante as entrevistas, como lidar com jornalistas e sobre o que deve ou não falar para o jornalista;

• analisar a exposição do cliente na mídia para sugerir as melhores maneiras de construir e manter uma boa imagem;

• acompanhar entrevistas sempre que possível.

Para realizar essas tarefas todas com eficiência, não se deve apostar em curiosos, que acham que “de comunicação todo mundo entende”. Comunicação é coisa séria, e deve estar sempre sob a responsabilidade de profissionais competentes.

Comentários


bottom of page