Desde que Lula assumiu a presidência, em 1° de janeiro, o governo federal vem priorizando largamente o Grupo Globo no momento de direcionar suas verbas de publicidade. Em pouco mais de seis meses, até 18 de julho, a empresa da família Marinho recebeu cerca de R$ 54,4 milhões em anúncios governamentais.
Em levantamento realizado para a Folha de S.Paulo pelos repórteres Mateus Vargas e Ranier Bragon, a partir de dados obtidos recorrendo à Lei de Acesso à Informação, foi detectado que a Globo recebeu 57% do total investido em propaganda pelo Planalto neste ano. A maior despesa, de R$ 32,7 milhões, foi para promover as realizações dos 100 primeiros dias de gestão Lula.
No primeiro semestre, a Record ficou com R$ 13 milhões e o SBT, com R$ 12 milhões do bolo gasto pelo governo. Somada também a Band, as três emissoras dividem 29% do share.
Cenário bem diferente do governo anterior, quando 22% da verba de publicidade eram destinados à Record, enquanto a Globo tinha que se contentar com 20%.
Bons ventos sopram para a família Marinho...
Opmerkingen