top of page

Revise, pesquise, consulte e evite erros



Há alguns dias, estava redigindo uma carta formal solicitada por um cliente quando botei no papel (ou melhor, no computador) a palavra "excusa". Minha intenção era que ela tivesse o significado de "desculpa". Na hora, bateu uma dúvida: escrevi errado? Como faço sempre, fui pesquisar. Claro, "escusa", como sinônimo de desculpa, é com "s" depois do "e", não com "x".


Entendi que a confusão que fiz deve ser até rotineira. Afinal, em filmes e músicas em inglês, a gente lê e ouve "excuse", ou desculpe, o tempo todo. Em espanhol, "excusa" também quer dizer desculpa. Não falo a língua, mas tenho assistido a várias séries nesse idioma. Acompanho pela legenda, mas gosto de ir percebendo como os atores pronunciam as palavras.


Enfim, antes de querer justificar meu erro, que, ainda bem, consertei antes de mandar para o cliente, pretendo aqui mostrar a importância de pesquisar sempre que pintar uma dúvida. Fundamental também é ler e reler o texto antes de dá-lo por concluído. É muito comum que eu detecte alguma palavra escrita errada, por falha de digitação ou distração, na terceira ou quarta leituras.


E, quando tenho a menor desconfiança de que posso ter escrito errado, nem penso duas vezes: coloco a palavra no Google e analiso como aparece em vários dicionários. A língua portuguesa é cheia de pegadinhas e sempre pode nos dar uma rasteira ortográfica. Titubeou com uma vírgula, um acento ou qualquer outro elemento da frase? Pesquise! E garanta um texto limpo de erros.

bottom of page