top of page

Pensando em lançar seu próprio podcast? Pense mais um pouco...


O podcast, formato que caiu no gosto de muita gente, parece que vem perdendo fôlego. Dados recentes mostram que, de forma inédita na história, o consumo desses programas sofreu uma queda.


Pode ser que quem já está estabilizado neste mercado se mantenha em alta, mas novidades talvez não sejam mais tão aguardadas assim.


Difícil ser inovador num segmento já tão povoado...


E aí se multiplica o mais do mesmo, que não atrai os ouvintes. Digamos que você gosta do tema "saúde mental", por exemplo. Observe como há muitos podcasts parecidos sobre esse assunto.


Olha que interessante: entre os 10 podcasts mais ouvidos em 2022 no mundo todo, o mais recente começou em 2019. Mais: a maior parte deles já passou do 7º aniversário. Surgiram, portanto, antes do formato virar "modinha".


Aqui no Brasil, a situação é parecida. Entre os tops, prevalecem os mais antigos.


Um exemplo do que isso tudo signifca na prática: principal plataforma de podcasts, o Spotify demitiu 6% dos seus colaboradores. E resolveu cancelar 11 podcasts que teriam início.


De acordo com o Spotify, os podcasts mais acessados da plataforma em 2022 no Brasil foram:


1. Podpah

2. A Mulher da Casa Abandonada

3. Mano a Mano

4. Café da Manhã

5. Psicologia em Prática


No mundo, o mais ouvido foi The Joe Rogan Experience.

bottom of page