Você certamente já participou de algum sorteio ou promoção realizados nas redes sociais, não é? E é uma prática muito comum, embora uns gostem, outros não. Tudo depende do estilo do seu negócio e de seus objetivos com a promoção. A intenção, quase sempre, é divulgar a marca e atrair seguidores para o perfil.
O fato é que, com tanta gente usando a rede social, também há muito conteúdo sendo produzido. Isso faz com que a disputa pela atenção dos usuários fique acirrada.
Uma forma de sair na frente é oferecendo algo para atrair o público. E não dá pra fazer esse tipo de ação de qualquer jeito.
Primeiro, você deve ter claro qual o objetivo desta ação.
Após isso, deve-se definir o prêmio. Se você espera que o seu sorteio gere frutos futuros, não apenas curtidas, o ideal é sortear um produto seu ou algo que esteja diretamente relacionado ao seu negócio.
Defina bem as regras. Também é importante deixar claro quantas pessoas serão premiadas e como se dará a entrega do prêmio. Há ferramentas específicas para realização do sorteio.
Divulgue o ganhador e, se possível, torne esse momento um evento para interagir com seu público.
Entregue o prêmio e procure documentar e divulgar esse processo.
Na verdade, o grande objetivo do sorteio é mostrar sua marca para um número maior de pessoas, vender para elas e continuar a interagir mesmo depois da entrega do prêmio.