top of page

Tão parecidas, tão diferentes...


Bem-vindos, senhoras e senhores, para este incrível embate. De um lado do ringue, a locução “ao encontro de”. De outro, a expressão “de encontro a”. Tão parecidas na forma, tão diferentes na alma. Uma batalha interminável, promovida por quem não se dá conta de seus significados e que faz perenemente uma pobre vítima: nossos ouvidos.

"Ao encontro de" e "de encontro a" são tão diferentes que, na verdade, expressam ideias opostas. O sentido da primeira é “em direção a”, “a favor de”, “para junto de”. A segunda deve ser utilizada quando se quer dizer “em oposição a”, “para chocar-se com”.

Confuso? É só ter em mente que "ao encontro de" está para “concordância” assim como “de encontro a” está para “discordância”. Vejamos exemplos para clarear as coisas:

“As decisões da direção da empresa vieram ao encontro dos anseios dos trabalhadores”. Ou seja, a empresa atendeu o que os empregados esperavam.

“As decisões da direção da empresa vieram de encontro aos anseios dos trabalhadores”. Neste caso, a empresa tomou medidas que não agradaram os funcionários.

Espero que esta dica tenha ido ao encontro das suas necessidades e de encontro àqueles que tanto maltratam nossa língua portuguesa.

bottom of page