top of page

Em épocas difíceis, nascem grandes ideias


Logo logo as coisas vão começar a voltar ao normal, ou quase normal...

E você? já pensou o que vai fazer? Vai começar um negócio novo?

Aproveitou a quarentena para mudar algumas coisas na sua empresa e tá louco pra ver o resultado disso? Ou nem pensou? Tudo bem também... Cada um no seu tempo e de acordo com suas necessidades. Mas, com certeza, teve gente trabalhando o cérebro aí pra criar coisas novas.

E é justamente em épocas difíceis que nascem grandes marcas, negócios incríveis, fórmulas diferenciadas e produtos que nunca poderíamos pensar que pudessem existir e que agora não podemos mais viver sem eles.

Vamos relembrar algumas dessas coisas para nos inspirar? Veja alguns exemplos:

- Vespa (moto): Uma grande indústria de aviões, que faturou muito durante a Segunda Guerra Mundial, não tinha mais um mercado tão promissor pela frente. Com o país em ruínas, o proprietário Enrico Piaggio buscou criar um novo meio de transporte que pudesse suprir a necessidade de locomoção básica da população italiana. Também era um novo jeito de usar o maquinário que antes servia para fabricar as aeronaves. O primeiro protótipo foi apresentado em 1945, e a marca logo se tornou um fenômeno mundial.

- Airbnb: A crise mundial de 2008 fez com que muitas pessoas e empresas parassem para repensar o consumo, levando em consideração o novo sentido sobre “compartilhamento”, vindo das redes sociais. Em meio à busca para baratear serviços, Brian Chesky, Joe Gebbia e Nathan Blecharczyk criaram naquele ano o Airbnb, em São Francisco, na Califórnia. A ideia era criar um mercado comunitário para pessoas anunciarem e reservarem acomodações em seus próprios imóveis. Nem é preciso dizer como deu certo.

- Fanta: Mais uma invenção que surgiu logo após a Segunda Guerra Mundial. A Fanta tem sua origem na Alemanha nazista. Uma sanção dos Aliados havia proibido a entrada do xarope que dá origem à Coca-Cola no país. A empresa tinha duas opções: fechar a fábrica alemã ou inventar um novo produto. A saída foi usar sobras de maçãs e leite para criar um novo refrigerante: a Fanta. O sabor foi sendo alterado nos anos que se seguiram, chegando à fórmula com laranja só em 1955, na Itália. Hoje, o refrigerante está presente em 188 países, com 92 sabores diferentes.

- Monopoly ou Banco Imobiliário: Os Estados Unidos viviam a ressaca da quebra da Bolsa de Nova York de 1929. Não havia dinheiro no mercado para quem quisesse comprar imóveis, terrenos ou investir nas fábricas. Desempregado, Charles B. Darrow mostrou um jogo aos executivos da Parker Brothers, em 1934. Ele tinha a ideia de que, se não era possível investir na vida real, as pessoas gostariam de se imaginar investindo. O jogo foi rejeitado e, então, ele decidiu produzir sozinho. O tabuleiro com o nome de "Monopoly” até hoje é campeão de vendas no mundo. No Brasil, o jogo é conhecido como "Banco Imobiliário”.

bottom of page