top of page

18/09, 11/08 ou 21/11?: Não importa a data que se comemore seu dia, TV mantém enorme influência




De acordo com o IBGE, 96% dos domicílios do Brasil possuem pelo menos um aparelho de TV.


Essa relação dos brasileiros com a televisão teve início em 18 de setembro de 1950, quando o empresário Assis Chateaubriand inaugurou a TV Tupi, primeira emissora do país.


Assim, para lembrar a primeira transmissão televisiva no Brasil, a Lei 10.255, de 9 de julho de 2001, instituiu o Dia Nacional da Televisão.


Porém, há outra data para homenagear esse importantíssimo meio de comunicação. O Dia da Televisão no Brasil é celebrado no dia 11 de agosto, numa referência à Santa Clara, declarada padroeira da TV pelo Papa Pio XII, em 1958.


Conta a lenda que a freira italiana Chiara d'Offreducci, que se tornaria a Santa Clara de Assis, doente demais para ir à missa no dia de Natal, ficou em seu quarto orando ao menino Jesus.


Por milagre, teria conseguido assistir à missa, que foi projetada nas paredes. Teria sido o primeiro "programa de TV" da humanidade.


Mas a ciência atribui o invento da televisão ao escocês John Logie Baird. Após anos de pesquisas, ele conseguiu, em 1925, obter a imagem de um rosto humano, com a definição de 30 linhas. Lembrando que os aparelhos atuais têm mais de 500 linhas.


Já a ONU declarou 21 de novembro como Dia Mundial da Televisão, em homenagem ao primeiro Fórum Mundial de Televisão, que aconteceu em 1996.


Um pouco de história para celebrar um meio de comunicação que, entre tantas novas tecnologias, consegue manter sua enorme influência em todas as camadas socioeconômicas.

Comments


bottom of page